top of page

Importância da Botânica na formação de Paisagistas

* Texto de autoria da bióloga mestre em Botânica Bianca Brasil, originalmente publicado no portal do CONAPA (Congresso Nacional de Paisagismo Online)

Você já parou para pensar no quão interdisciplinar é a profissão do paisagista? Já se deu conta de que, para exercer a profissão, devemos ter noções de arquitetura, arte, engenharia, botânica, agronomia, design, ecologia, urbanismo, etc.?


São tantos temas/qualidades necessários que um iniciante pode mesmo se sentir intimidado. E não é para menos. A ausência de uma regulamentação e de uma graduação específica dificultam a formação do paisagista, que deve buscar complementar seus conhecimentos de forma autônoma, através de cursos livres, técnicos ou de pós-graduação (que não bastasse são raros no mercado).

Acontece que essa busca pelo conhecimento muitas vezes não é linear, de forma que algumas disciplinas são negligenciadas ao longo do caminho, como é o caso da Botânica. Existe até um termo para se referir a isso, que chamamos de “cegueira botânica”.


A botânica é a ciência que estuda as plantas na sua multiplicidade de aspectos, desde morfologia, crescimento, genética, reprodução, fisiologia e desenvolvimento até evolução de vida, populações e ecossistemas. No campo do paisagismo, é ciência de importância fundamental em diversos aspectos, dos quais posso elencar: 1) na escolha de espécies, 2) no posicionamento das espécies no projeto (sol/sombra, solo úmido/seco, presença/ausência de ventos), 3) na elaboração de composições entre as espécies, 4) no preparo do solo, 5) na manutenção dos canteiros (quando/como podar ou adubar), 6) na escolha da iluminação (interna ou externa) e 7) na identificação e controle de pragas e doenças, etc.


De forma geral, podemos dizer que o estudo da botânica é peça-chave para o paisagista projetar jardins não só esteticamente belos, mas funcionais e ecológicos, que promovam a conservação dos nossos ecossistemas naturais e reduzam o impacto ambiental das ações humanas, principalmente nas grandes metrópoles. É disciplina fundamental na criação de espaços verdes acolhedores, resilientes e provedores de serviços ambientais para a nossa flora e fauna nativas.


Gostou da matéria? Se interessou pelo tema?


Nós da EKOA Paisagismo ministramos o Curso de Botânica para Paisagistas há mais de 7 anos, de forma presencial e online. Entre em contato para saber mais!


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page