top of page

EKOA faz alusão ao verbo ECOAR, e nos remete à ideia de que o jardim possa ecoar sua natureza, seu significado e suas raízes, apresentando-se não só belo, mas também saudável ao longo do tempo. A estética sim é importante, mas não devem ser deixados de lado a funcionalidade e a harmonização com o ecossistema do entorno dos projetos. 

 

Somos uma empresa de paisagismo comprometida com o ideal ecológico, diferenciando-se no mercado atual por propor um paisagismo pautado nas seguintes premissas:

  • Um jardim deve ser pensando para as pessoas. Nos baseamos no conceito do bem-estar genuíno despertado no ser humano quando se está em conexão com a natureza, pesquisado por muitos estudiosos e denominado “Biofilia” (palavra que vem do grego bios = vida e philia = amizade ou amor, ou seja, “amor à vida”). Antes de mais nada, deve-se pensar na utilização dos espaços, na criação de estares, fluxos e vistas... tudo que possa trazer conforto e bem estar aos frequentadores do local. A beleza, claro, é fundamental.

  • Plantas saudáveis são garantia de jardim bonito, livre de pragas e de baixa manutenção. A escolha das espécies é um dos tópicos que mais causam transtornos futuros aos clientes, seja pelo desconhecimento das suas necessidades básicas, seja pelo desconhecimento do seu porte e volumetria quando adulta. Devemos respeitar as plantas como seres vivos  que são, com suas necessidades fisiológicas, padrões de crescimento e ritmos próprios, para então escolher as espécies mais adequadas a cada local. 

  • Plantas nativas, além de adaptadas ao clima local, prestam inúmeros serviços ambientais. Quando escolhemos espécies que são nativas, conhecemos melhor o seu padrão de crescimento e necessidades, tendo oportunidade de reproduzir no jardim as características de seu habitat natural, aumentando as chances de sucesso no estabelecimento a longo prazo.  Além disso, estamos valorizando a flora brasileira e prestando um serviço à fauna local, disponibilizando alimento, abrigo, local para cópula e nidificação, entre outros.  

bottom of page